O elevador já é um meio de viajar verticalmente bem comum em todo o mundo. A comodidade é tanta que os elevadores passaram a ser um item básico de quase todo prédio empresarial ou residencial que tenha mais de quatro andares. Mas você sabe quando o primeiro elevador surgiu? Ou mesmo conhece a história do elevador?
O primeiro elevador de passageiros começou lentamente. Instalado em 1857 na loja de departamentos Haughwout, em Nova York, foi fechado após apenas três anos porque os clientes se recusaram a aceitá-lo.
Alimentado por um motor a vapor no porão do prédio de cinco andares, ele viajava a apenas 40 pés por minuto. Hoje em dia, os elevadores mais rápidos podem subir mais de 18 metros por segundo.
Na época, os elevadores eram mais uma atração turística do que um meio de transporte. O mundo ainda não tinha edifícios altos, e os andares mais baixos eram os mais desejáveis porque não exigiam que você subisse muitas escadas – quanto mais alto o piso, menor o aluguel, o oposto de hoje.
Mas a história do elevador mudaria completamente, inaugurando a era dos arranha-céus e transformando a paisagem social e arquitetônica da cidade moderna.
Os primeiros elevadores não venderam bem porque eram caros, mas encontraram algum sucesso inicial como itens de luxo em hotéis em Nova York, Londres e Paris. Eles eram cabines de design bonito, com assentos estofados e espelhos nas paredes, às vezes até um pequeno lustre pendurado no centro.
Os elevadores costumavam ser chamados de “sala ascendente” ou “ônibus no andar de cima”, emprestando palavras de outros sistemas de transporte.
Todos eles eram movidos por motores a vapor e, portanto, lentos. O operador do elevador fechava a porta e a cabina subia muito lentamente.
Não se tratava de velocidade. Tratava-se de uma nova tecnologia incrível e de uma experiência luxuosa que permitia que os hóspedes evitassem subir as escadas.
Mas a velocidade se tornaria o impulsionador da evolução do elevador, juntamente com sua transição do elevador do hotel para o prédio de escritórios. O Equitable Life Building, de oito pés e 130 pés, no centro de Manhattan, concluído em 1870, foi o primeiro prédio de escritórios a ter elevadores desde o estágio de design.
Assim, os elevadores a vapor desapareceram e surgiram os elevadores hidráulicos que garantiam maior velocidade a máquina.
Edifícios mais altos tornaram a engenharia de elevadores mais complicada. O primeiro problema é que uma parte significativa da área útil do edifício precisa ser reservada para os eixos. O prédio mais alto do mundo, o Burj Kalifa, em Dubai, tem apenas 57 elevadores (16 a menos que o Empire State Building, que tem metade da altura), mas nenhum deles pode viajar para todos os 160 andares: eles são projetados como linhas expressas que servir diferentes seções da torre.
Hoje, o elevador mais rápido do mundo está instalado na Torre de Xangai, o segundo edifício mais alto do mundo. Viaja a 67 pés por segundo (ou 46 milhas por hora) e corre continuamente por 1.898 dos 2.073 pés do seu arranha-céu.